|Especial volta às aulas| Dicas de estudo e organização

Yay! Hoje é dia de volta às aulas para quem teve um período de férias um pouquinho diferente, afinal, eu sei que várias pessoas voltaram a um tempinho já. Mas independente disso, não tem como negar que a gente sempre fica, nem que seja um tantinho só, empolgadas com a volta, né? Rever os amigos, usar o material novinho, vivenciar outra etapa.. Eu amo! E por isso, durante essa semana eu separei vários posts abordando o tema volta às aulas. O primeiro engloba dicas de estudo e organização! Espero que vocês gostem! 


Principalmente na faculdade, os professores trabalham muito com slide, ou seja, você só tem a preocupação de ter o material e ir acompanhando durante a explicação. Mas é sempre MUITO importante anotar cada detalhe extra que o professor comentar.. Seja um exemplo, um método diferente de resolver a questão ou até a resposta de uma dúvida que um colega seu questionar. A gente sempre acha que vai lembrar, mas não lembra, hahahaha. E ah, para isso, posts-it são ótimos e ainda deixam o seu material mais coloridinho! (Se você também adora um frufru, vai entender do que eu estou falando!)
 
Mesmo que você consiga se organizar e não esqueça datas de provas e entrega de trabalhos, com certeza sentirá uma diferença enorme ao começar usar um calendário mensal, desses que tem um espaço para anotações diárias, sabe? Eu sempre gostei muito de agenda, mas como o calendário é maior e ainda fica exposto no seu cantinho de estudos, parece que procrastinação diminui um pouco pelo fato de que você fica visualizando o que precisa fazer. E sério, nada melhor do que poder dar um ''✓'' na atividade que estava programada para fazer.
Além de anotar as datas de provas e trabalhos, é interessante estipular que dia você começará a estudar. Ajuda muito!
Na internet tem vários para baixar e imprimir! <3
 
 Eu sei que não se ''decora matéria'', mas convenhamos que não aplicar isso para alguns assuntos, é impossível!
Ainda no colégio, quando alguém estava com alguma dificuldade e me pedia ajuda, eu sempre fazia com que a pessoa relacionasse o conteúdo a algo. O método mais simples, é usar musiquinhas bem clichês como ''O sapo não lava o pé'', ''Atirei o pau no gato'' e substituir algumas palavras pelo assunto que você precisa decorar, é tiro e queda!
Mas como aquariana (hahaha), eu sou uma pessoa bastante criativa e toda vez que escuto a explicação, sem querer eu acabo ligando a matéria a algo que aconteceu na minha vida e esse tipo de coisa, também é algo que facilita muito para lembrar! Além desses dois métodos, um que eu usei muito para história no colégio, era juntar a primeira letra de cada palavra importante que eu precisava saber e decorar ela. Na maioria das vezes formava palavras estranhas hahaha, mas sempre consegui lembrar. Quando recebia a prova, eu já escrevia ela e o que cada letra representava. É uma ótima dica!
 
Separar as matérias é um ponto crucial. Eu sempre fui uma pessoa desorganizada, mas tento não deixar que isso afete os meus estudos. Senão, já viu, né? É uma folha para lá, outra para cá, matérias misturadas.. Um caos para estudar!
Essas pastinhas com divisórias são ótimas e você encontra em qualquer papelaria, mas alguns clips e uma pasta comum, também resolvem esse probleminha.
 
Está com dificuldade para lembrar de alguma parte do seu resumo? Leia algumas vezes até entender bem e grave um áudio seu, pode ser pelo celular mesmo, explicando a matéria. É uma ótima dica para ir para a faculdade/colégio escutando. Sempre me ajudou muito!
 
E por fim, mas não menos importante, temos as vídeos aula do Youtube, vulgo, uma benção divina! Hahahaha. São infinitos conteúdos e principalmente se você estiver no colégio, vai encontrar praticamente tudo! Uma dica legal também, é pesquisar em outros idiomas (se você entender, claro!) porque a variedade de vídeos triplica! =D
 
Um super beijo e até amanhã com mais volta às aulas! <3


5 comentários:

  1. Oii Lari,
    Amei as dicas, me identifiquei muito com a parte dos "Frufrus", sou dessas que ama tudo organizadinho e colorido, canetas então são uma das minhas paixões, meu caderno parece de menininha do ensino médio. E esse ano comprei uma agenda que está me ajudando muito, principalmente com o blog.
    Bjs minha linda <3

    www.facamebonita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindona! Hahahaha sou muito assim! E o melhor, é que ajuda demais na hora de estudar, né? <3 Dá até uma empolgação por ver tudo bonitinho..
      Obrigada por estar sempre por aqui, Adri. Um beijão!!

      Excluir
    2. Sim Lari, eu amo ter tudo organizadinho e colorido, maturidade zero, ahaha.
      Bjs

      Excluir
  2. Adorei o post! Comecei a faculdade agora e com certeza essas dicas irão ajudar bastante! ;)

    ResponderExcluir

© Todos os direitos reservados | 2016
Desenvolvimento por: Larissa Mocellin (part.Jaque Design) | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo