Carteira de motorista: Lari habilitada, medos, custos..

Oi, amores! Quem me acompanha pelas redes sociais, deve ter visto que há algum tempinho, eu estava em processo de aulas teóricas e práticas para tirar minha carteira de motorista.. E sim, esta-va-, porque finalmente, nessa última semana, eu fiz minha prova prática e estou oficialmente, habilitadíssima. 

Como o blog sempre teve um toque de 'diário virtual', resolvi fazer esse post para contar um pouquinho da minha experiência: medos, inseguranças, aulas, custos, provas..
Espero que possa ser útil para vocês, já que eu vejo que são dúvidas bastante recorrentes, principalmente, entre as meninas, e são tópicos que eu também tinha curiosidade antes de entrar em todo esse processo.



Completei 18 anos em fevereiro e logo no dia do meu aniversário fui até o CFC mais próximo.. Quase nadinha ansiosa, né? Hahaha na verdade, eu sempre tive muito receio e sinceramente, sou uma pessoa que vive dramatizando tudo e achando que os obstáculos, muitas vezes, são maiores que eu.. Se não tivesse sido pelo incentivo da minha família (principalmente da minha dinda linda, que me presentou com a CNH ), acredito que teria esperado mais tempo, já que não me sentia segura para isso ainda. Porém, tenho plena certeza que se assim tivesse feito, teria me arrependido.
Hoje, vejo a situação com outros olhos, dirigir não é um bixo de sete cabeças (não passa nem pertinho disso, viu?) e graças a Deus, meu instrutor das aulas práticas era extremamente paciente e tranquilo, o que refletiu em mim. 
No fundo, esse medo é natural, porque assim como diante de diversas situações, é o medo do novo, do desconhecido.. Ele só não pode dominar uma situação.

Falar do tempo das aulas é bem relativo, já que cada CFC acaba adaptando horários.. O meu curso teórico foi de 9 dias durando 5 horas cada aula, o que totalizou nas 45 horas exigidas. Já nas práticas, foram 20 aulas de 50 minutos cada, e antes disso, fiz o simulador, em que você deve completar 5 horas. O custo atual da CNH (por conta da entrada das aulas em simulador) gira em torno de R$1500,00 sendo que esse valor não pode ser parcelado, por isso, é importante programar-se.
A prova teórica tem 30 questões e para ser aprovado, é preciso acertar no mínimo 21 alternativas. Particularmente, achei a prova super tranquila, meu número de acertos foi 27. Mas minha sugestão, é investir um tempinho em  alguns simulados, hoje há vários disponíveis na internet, e eles dão uma base para o que possivelmente pode estar no teste. Já a prova prática, que é o terror de todo aluno, exige atenção e principalmente, calma. A prova é algo momentâneo.. Me refiro ao fato de que você precisa mostrar naquele período, o que aprendeu até então, o que me faz acreditar que 99% das reprovações se dão pelo nervosismo, e não pelo fato de ''não saber dirigir''.

Meu teste iniciou pela baliza, o que cá entre nós, não é meu forte, e reconhecendo isso, eu fiz uma listinha de itens que precisava lembrar de fazer antes de ligar o carro. Também descrevi todos os passos da baliza para não esquecer, hahaha. O percurso foi muito mais tranquilo para mim, já que meu examinador me deixou super confortável, mesmo com a chuvinha lá fora não colaborando comigo.


De qualquer forma, para mim foi uma surpresa ter conseguido me manter tão calma a ponto de concluir a baliza em menos de 4 minutos (padrão da prova) e ter feito o percurso sem nenhum ponto negativo.
E se eu (que sou toda dramática) consegui, qualquer um consegue, juro, ein! Hahaha. 

Espero que de alguma forma, possa ter ajudado/incentivado vocês. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários, que eu estou sempre por aqui. Mil beijos! <3


9 comentários:

  1. Parabéns flor! A minha definitiva chegou no fim do ano passado \o/
    Fiquei besta como o tempo passa rapido.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamy, obrigada! Poxa, que coisa boa, espero dizer o mesmo ano que vem, hahahaha. Beijos e obrigada pela visitinha. <3

      Excluir
  2. Ah, que maneiro Lari! Eu morro de medo de aprender a dirigir, mas tenho muita vontade de tirar a carteira!
    Beijos e bom final de semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sentia a mesma coisa Carol, mas como comentei, é muito tranquilo. Vai em frente e me conta, ein? Hahaha obrigada pela visitinha, linda. Super beijo! =)

      Excluir
  3. Que legal. Desejo sucesso pra vc.
    Tirei carta, mas meu pai não me deixava dirigir o carro dele, nunca tive condições de comprar meu próprio carro, tempos depois ele vendeu ai desisti de vez de dirigir.:/
    Big Beijos
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabénsss Lari! Vou tirar carta ano que vem, estou ansiosíssima, porém com medo hahaha

    brazilianvogue.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Sucesso nas ruas e muito cuidado com o trânsito.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Nanna! ;) Muito obrigada, beijos.

      Excluir
  6. Obrigada, amore. Poxa, sério? Que triste ler isso, não desiste não. =((

    ResponderExcluir

© Todos os direitos reservados | 2016
Desenvolvimento por: Larissa Mocellin (part.Jaque Design) | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo