Como eu escolhi ser farmacêutica + Dicas para escolher sua profissão

    Futuro, realização, aptidão, sonho e vocação são palavras que andam lado a lado quando se trata de decidir o que se quer para uma vida inteira. Temos desde crianças algumas tendências do que seguir e do que fazer, mas quem já passou por período de vestibular sabe que tudo isso, muitas vezes, vai por água abaixo nessa época, já que nos damos conta que estamos prestes a concretizar uma etapa e ir em busca de uma universidade.
    Algo que sempre me questionam, pessoalmente e inclusive aqui nos comentários do blog, é ''Lari, por que Farmácia e não Estética/Moda?'', sendo essa uma pergunta muito frequente, resolvi abordar esse assunto no post de hoje somado a algumas dicas para quem está passando ou ainda vai passar por essa fase de amadurecer uma ideia e caminhar rumo à uma profissão. <3



          Confesso que tenho até uma reação ''Argh'' ao escutar essa pergunta, hahaha. Quando eu estava prestes a me decidir por Farmácia, muitas das pessoas que estavam ao meu redor diziam que eu não tinha perfil de farmacêutica e que eu deveria seguir Moda ou Estética. 
Até cogitei por um tempo, mas não conseguia me imaginar indo para as aulas e muito menos trabalhando com isso. É completamente diferente ser maquiadora, ser apaixonada por esse universo feminino e querer seguir isso a minha vida inteira.
Desde criança eu guardava as caixinhas de alguns medicamentos e simulava a parte de venda e fabricação.. Mais tarde, no Ensino Médio, a química apareceu na minha vida e eu descobri que era apaixonada, foi uma das únicas matérias que sempre prendeu minha atenção. Sem contar o brilhinho nos olhos que me dá ao ver laboratórios e toda essa vestimenta. 

    O curso de Farmácia atual, é generalizado e comporta diversas áreas, mas a Manipulação para Cosmetologia sempre me despertou mais interesse.   Hoje, acredito que adoraria trabalhar em qualquer segmento, até na parte de Análises toxicológicas, só descarto ser farmacêutica responsável por uma farmácia, o famoso ''balconista'', já que o profissional não é bem reconhecido e em alguns casos, uma pessoa que tenha curso técnico de farmácia, consegue substituir algumas ''utilidades'' do farmacêutico.






   Os testes vocacionais são ótimos aliados, principalmente os feitos com profissionais, mas os virtuais também podem auxiliar. Mesmo decidida, para ter uma certeza maior, eu fiz dois e ambos resultaram em Farmácia ou Biomedicina, que era um curso que eu também tinha muita vontade de fazer para a parte de Fertilização, porém, acabei optando por Farmácia por achar o curso mais completo. (Essa foi a minha opinião, mas continuo achando a Biomedicina uma área lindíssima!)

Alguns testes vocacionais online:


   A exclusão de matérias é uma etapa essencial. Eu tinha consciência que não queria cursar nada que envolvesse matemática ou geografia.. Também detesto desenhar e qualquer assunto relacionado ao mundo das artes. Percebi que gostava muito de química e biologia, então, já consegui excluir os cursos relacionados a contábeis e arquitetura, por exemplo.
    Parece clichê, mas um dos erros que as pessoas mais cometem ao escolher uma profissão, é colocar o salário em primeiro plano. Quem conhece a área da Farmácia sabe que não é um curso barato e a remuneração poderia ser bem melhor que atualmente é, mas então entraremos no caso de mil e um profissionais.. Hoje por exemplo, profissão ''blogueira'' está mais em alta do que nunca, exatamente por grande parte das pessoas achar que é algo simples, fácil e que renderá muito dinheiro, quando na verdade, não é tão simples, nem o retorno e muito menos o trabalho. É visível a quantidade de pessoas abrindo blogs esperando pelo financeiro, mas isso é consequência de dedicação e de principalmente, fazer bem feito e com amor. Não só a blogueira, mas o médico, o professor, o arquiteto.. Tudo flui quando é feito com prazer e com amor, de nada adianta trocar de curso por depoimentos de que o profissional ganha relativamente pouco, se é isso que vai fazer você se sentir realizada. Acredito ser impossível não ser reconhecido em alguma atividade quando ela é feita com empenho e com o coração.


    Espero que esse post tenha sido útil. E uma dica extra: É importante imaginar-se.. Procurar as disciplinas do semestre e imaginar-se estudando para elas, indo para a universidade e óbvio, trabalhando. Pós formatura e pós 40 anos também, né? Hahaha. 
    Super beijo e obrigada por perder um tempinho do seu dia aqui comigo. <3


7 comentários:

  1. Que gracinha, será uma ótima profissional tenho certeza!
    Boa quinta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana suas dicas, vai ajudar muitas meninas indecisas.
    Feliz dia do blogueiro.
    Big Beijos
    Blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Adorei Lari. Acho fascinante toda profissão que envolva a química. Principalmente, por não ter o dom e não me dar muito bem com a matéria. Acho incrível quem tem a habilidade de criar cosméticos e etc. Boa sorte na sua profissão!
    http://falamaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Lari? está rolando agora uma nova Tag chamada 7 COISAS QUE EU GOSTO!!
    responda ela da mesma forma que respondi veja direitinho no meu Blog!
    http://hellenbreenda.blogspot.com.br/2014/03/tag-7-coisas-que-eu-gosto.html
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha Lari, sinceramente acho que tu vai ser uma linda farmacêutica! Hehehe
    As pessoas também me questionam do porque eu não fazer moda e estar cursando administração, embora eu queira cursar moda pois trabalho com isso já, eu considero o curso de adm bem importante na minha formação. Concluindo então, a gente tem que escolher o que realmente achamos que combina com a gente, com o nosso futuro e não dar ouvidos as influências dos outros.
    Eu já trabalhei em uma indústria farmacêutica e conheci várias pessoas formadas nessa área, tive o prazer de conhecer o laboratório onde eram feitos os remédios e achei tudo fantástico. Química e biologia não tem nada a ver comigo e não me chamam atenção, mas confesso que admiro bastante quem tem vocação pra essas coisas difíceis! Hehe
    Então, resumindo, seja muito feliz com a tua escolha, tenha muito sucesso e muita força pra passar noites estudando, porque vida de universitária é turbulenta! hehehe

    Nossa, escrevi pra caramba! Hehe

    Beijos
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Laris, tudo bem? gostaria de perguntar se você vai todos os dias para a facul? se vai de ônibus, que horas acorda... também sou de bento e queria cursar na ucs mas não sei de nada ): tu poderia contar como tu faz? Tipo sua ''rotina'' diária da faculdade kk *-* Muito obrigada beijoss

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus parece sacanagem, mas estou terminando de editar um port exatamente assim, na verdade não é igual, mas nele digo o porque eu escolhi ser farmacêutica.
    Achei seu post tão lindo! Fiquei emocionada :')
    É tão difícil seguir essa profissão e ver outra pessoa falando com tanto amor assim é lindo.
    Parabéns para nós que escolhemos a farmácia <3

    ResponderExcluir

© Todos os direitos reservados | 2016
Desenvolvimento por: Larissa Mocellin (part.Jaque Design) | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo