Minha história com acne: Roacutan, anticoncepcional, antiinflamatórios..

Olá, minhas lindas! Hoje estou aqui para falar de um assunto que é bem delicado para mim, minha história com acne.. Resolvi fazer esse post para tentar ajudar (e confortar, principalmente) todas as meninas que estão passando por isso ou, infelizmente, ainda vão passar. Dividi ele em vários tópicos para não ficar tão cansativo e para mostrar que para tudo nessa vida existe solução. Só quem passa por isso sabe o quão desgastante é e o quanto fere a auto-estima a ponto de perceber que as pessoas falam com você olhando para as suas espinhas e não para os seus olhos.

Ps: A maioria das fotos que postei, não são nada agradáveis ou bonitas, são até um pouco constrangedoras para mim, mas realmente gostaria de compartilhar com vocês todo o processo pós e pré tratamento.



Quando e como começou?
Minha história começa há mais ou menos 3 à 4 anos atrás. Desde os meus 12 anos eu vinha tendo uma espinha ou outra, mas nunca foi algo muito recorrente. Só na fase dos meus 14 à 15 anos, eu fui conhecer a acne.. Ela começou com algumas espinhas na testa e de forma muito rápida e um tanto quanto apavorante, foi se alastrando para o queixo, para a lateral do rosto, para as costas e até para os braços, ao mesmo tempo em que se alastrou, piorou de forma também. 



De que forma era a acne?
Minha acne não era marcada por espinhas ''comuns'', tive a chamada acne cística, ou seja, eram espinhas internas onde ao redor da ''pontinha'' que a espinha faz, tive de 2 à 3 centímetros de infecção. Por conta disso, a dor que eu sentia no meu rosto era algo terrível.


Não precisei tomar Roacutan.
Roacutan é sempre a última escolha que um dermatologista vai tomar. É um remédio para acnes císticas e bem inflamadas ou acne resistente, ele é processado no fígado, altera a pressão intracraniana, altera o colesterol, deixa os lábios completamente ressecados.. Esses são apenas alguns dos mil e um ''contras'' que tal medicamento carrega, mas funciona. Eu não precisei tomar, mas meu irmão na mesma fase que eu, precisou. Por isso a história de que muitas vezes, ter acne ou não é genético.. 
O Roacutan com o meu irmão funcionou da melhor maneira possível, foi tudo muito controlado por meio de exames de sangue e de fígado. A acne dele sumiu por completo e todas as caixas do remédio foram guardadas para se caso não funcionasse, o dermatologista teria como recorrer ao laboratório fabricante do remédio. Não é um tratamento barato, ele custa de R$2,000 para mais, dependendo da quantidade adequada ao peso e ao nível da acne do paciente.




♡ Quais foram os medicamentos que tomei?
Como minha mãe era experiente com o meu irmão, no momento em que eu comecei a ter muitas espinhas, ela já me levou ao dermatologista. A partir daí, eu comecei a usar um sabonete facial específico para pele oleosa e um gelzinho.. Não lembro do nome de ambos, mas não teria porque citá-los aqui, porque não resolveram nem uma parte dos meus problemas.
Depois de alguns meses com esse tratamento, o médico receitou alguns antiinflamatórios como o ''Astro'' (leia a bula aqui). Todos que tomei deram uma melhorada bem aparente, a acne secou mais rapidamente e algumas desapareceram, a oleosidade da minha pele melhorou também. Porém, comigo aconteceu o mesmo que com o meu irmão, enquanto tomávamos, o resultado acontecia, no momento em que parássemos com a medicação, a acne voltava com a mesma intensidade.

♡ O que eu fiz que funcionou comigo e que recomendo?
A primeira dica que eu dou para quem está sofrendo com oleosidade excessiva, é não lavar o rosto inúmeras vezes por dia. Eu detestava me sentir transbordando óleo e lavava o rosto de 5 à 10 vezes por dia, o que acontece é que quanto mais se retira a oleosidade, mais o organismo tende a entender que está faltando, fabricando mais oleosidade que antes, é o chamado efeito rebote.
Mas uma rotina de cuidados é essencial. Lavar o rosto com espuma facial ou sabonete líquido específico, demaquilar, tonificar e hidratar, um passo que quem tem acne resolve pular por conta própria. Mas é importante lembrar que hidratante repõe a água da pele e não o óleo, ou seja, não é nada prejudicial para a acne, pelo contrário, pele saudável é pele hidratada!
Começar a tomar anticoncepcional controlou muito toda essa parte, afinal, minhas espinhas eram hormonais, inclusive acredito que os méritos da minha pele ser outra hoje, é do anti.
A Nexcare tem uma linha ótima para acne, usava muito uma cartela de adesivos que extraiam toda a parte de infecção da espinha, sempre funcionou muito bem comigo.
Também usei muito uma pomada chamada ''Epiduo'', ela secava rapidinho a espinha e não escamava muito a pele, coisa que pomadas como Acnase fazem com a minha pele.

♡ Como está minha pele hoje?
Não tenho uma marquinha ou cicatriz de espinha, considero isso quase que um milagre, hahaha. Tenho uma rotina fiel de cuidados e reflexo disso é a minha pele saudável e macia. Recebo elogios que compensam todo o sacrifício que, muitas vezes, cuidar da pele é. Mas depois de ter passado por tudo isso, penso duas vezes em usar ''qualquer coisa'' na minha pele, em não retirar bem a maquiagem, em não esfoliar.. O receio que minha pele volte a ser o que era, é diário.



♡ Há males que vem para o bem.
Sofri muito nessa fase, minha auto-estima ficou imensamente abalada, todas as fotos que tenho, são do período pré-tratamento ou pós, porque durante esse tempinho em que tive as espinhas císticas, me recusava a tirar foto e até mesmo a sair de casa. Mas há males que vem para o bem, descobri o Youtube e o mundo dos blogs nessa fase por ficar horas e horas pesquisando sobre ''Como camuflar espinhas?'', acompanhando minhas gurus favoritas, eu despertei minha paixão por maquiagem e hoje, sou maquiadora e blogueira.. Que vida contraditória, né? Hahaha, impossível não abrir um sorriso quando penso nisso.
 

32 comentários:

  1. Lariiiiii! Tu postou tuas fotos e cara tu sempre foi muito linda só que tinha essas coisas péssimas que eu tbm já tive. Admiravel tua atitude de mostrar como era e ainda ajudar falando o que tu fez <3

    ResponderExcluir
  2. nossa, nem parece a mesma pessoa!
    o tratamento deu suuper certo! :O
    amei o blog, só não sei como seguir.... :/
    shusahsuhaush'
    beeeeeeijos,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa,
    Pelo menos sua luta acabou e eu
    que continuo sofrendo com essa sina e o pior (ou não) é que as minhas são só nas costas, nada no rosto tudo nas minhas costas, nem posso usar blusinha sem manga :/

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa... Adorei conhecer seu tratamento!

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Mas que amooor! Obrigada, esse foi meu intuito. Super beijo!

    ResponderExcluir
  6. Tani, isso porque só tinha aqui comigo fotos de antes e depois, nenhuma de durante o tratamento, porque estava péssimo, é muito triste.. Beijossss, linda!

    ResponderExcluir
  7. Larissa, que bom que resolveu o seu problema.
    Vou mostrar este post pra minha irma, pq ela enfrenta o mesmo problema que vc enfrentou, só que é uma caso mais grave :x
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Larissa. Amei seu post. EU sofro com essas acnes císticas. Mas,recentemente procurei uma dermatologista que estou bem satisfeita. Essas acnes císticas desapareceram e a oleosidade melhorou. Gostei das dicas e principalmente de não lavar o rosto várias vezes, pois eu era que nem vc, lava sempre e só piorava minha situação. Hoje uso um sabonete específico, tomo anticoncepcional e uso um gel toda noite no rosto quando vou dormi.

    Confira o Esmalte da Semana. O esmalte da semana é um nude bem bonito e delicado. Estou in love com este esmalte ♥

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Larissa,

    Muito legal o seu post e tenho certeza que ajudará muitas pessoas....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz que tenha ajudado, beijossss. <3

    ResponderExcluir
  11. Eu sofri também mas só o anticoncepiconal ajudou embora engordei um pouco e tive algumas veias arrebentadas. Mas melhorou. O foda é que quando minha mestruação vem. apareci uma ou duas isoladas mas bem pouco. beijos
    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, acho que quase todo mundo sofreu com isso um dia. Inclusive eu :( rsrs

    Obrigada pela visita lá no meu blog, adorei seu blog também, viu?! Desejo mais sucesso.
    Já curti sua page ;)

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nem parece que teve problemas com acne, eu nem imaginava. Eu tinha espinhas, mas uma aqui outra ali dei muita sorte! Ótimo post.
    Boa terça-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http//nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pelos comentários e pela visitinha. Super beijo! <3

    ResponderExcluir
  15. Vc pe muito linda!
    Mas enifm minha amiga tomou o roacutan e nossa eu quis matar o dermat dela pq ela ficou super mal a apartir disso e o medico dela e o pai!
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa Lari que história! Você é muito linda, nem parece que sofria de problemas de pele! O bom é que tudo isso passou né? Parabéns Lari! =]

    Beeeeijo!
    kacomk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Você sempre foi muito linda, flor! Fico feliz que tenha encontrado um método de superar todo esse problema de pele... imagino como deve ter sido difícil.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi flor entrei no seu blog por acaso haha
    Além de ser minha "chará" (me chamo Larissa tb )
    Amei seu blog, também tive problemas com a acne e optei por não tomar roacutan tb, se puder dar uma passadinha lá no meu blog agradeço.

    http://bloglala-lari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que bom que sua acne sarou, é tanta felicidade não é mesmo?! Estou em busca de um bom tratamento. A minha acne conforme o tempo, esta regredindo e agora eu sei que está chegando ao fim e com o tratamento certo, irá embora facilmente. Obrigada pelas dicas, gostei dos produtos. Sucesso ao blog e na sua carreira de maquiadora. :)

    ResponderExcluir
  20. Só pra esclarecer. Astro é antibiótico de amplo espectro e se usado indiscriminadamente, causa resistência e pode fazer falta na hora de uma necessidade. Boa postagem

    ResponderExcluir
  21. Qual é o melhor ante-concepcional para espinhas?

    ResponderExcluir
  22. Qual anti-concepcional vc usou?

    ResponderExcluir
  23. É eu tive que tomar o astro e foi o mesmo efeito que o seu... Só resolvia durante o tratamento, agora como eu fiz 1001 coisas para tratar da acne e nenhuma resolveu o jeito é partir para o Roacutan...

    ResponderExcluir
  24. Eei Lari, eu tenho cisto nos ovarios e acredito q tenho espinha por causa disso. Meu gine mandou tomar anticoncepcional gracial e estou tomando a uns 20 dias e ainda estao saindo espinhas, poucas mais estão. Com quanto tempo vc viu melhora na sua acne? e qual anticoncepcional vc toma/tomou? Obrigada pela atenção sua pele está linda. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Eu sei o quanto essa espera é doída, eu realmente só pude começar a ver resultado depois de 3 meses tomando e acredito que não seja coincidência não, faço faculdade de Farmácia e já pude ter alguns conhecimentos sobre isso.. É demoradinho, mas vale a pena! Aguenta firme! O Gracial é ótimo e bem mais ''forte'' que o meu, tomo o Diclin desde então. Ele tem uma quantidade menor de hormônios, mas continue nesse que foi receitado que logo logo você vê os resultados. Beijos!

      Excluir
  25. ai brigada pela resposta sobre o anti, me deu mais esperanças de q vai melhorar rsrs minha dermatologista qr q eu tome roacutan, mas nao vejo uma necessidade de tomar pq tenho poucas espinhas q aparecem em maior quantidade só perto da menstruação, o problema é q deixam manchas :/ vi um artigo na net falando sobre cisto no ovário e tenho todos os sintomas, e ao q tudo indica minhas espinhas são realmente hormonais. Vou aguardar ansiosa pela melhora, só estou com medo de na pausa do anti meu rosto encher de espinhas! Mas tenho fé q isso não vai acontecer rsrs bjss
    obs: meu nome é Veronica, foi um prazer conversar com vc rsrs

    ResponderExcluir
  26. Eu tomei roacutan e mesmo assim minhas espinhas voltarão por eu ter tomado muito nova (14 anos), mesmo assim acho o roacutan um ótimo remédio pra espinhas so é preciso fazer exames mensais pra ver se esta tudo certo. Depois que as minhas espinhas voltarão a única coisa que deu resultado foi o anticoncepcional, ele me ajudou muuuito, eu não tinha mais nenhuma espinha apenas uma ou outra que saia raramente. Porem, o anticoncepcional não pode ser tomado por muitos anos seguidos porque ele pode atrofiar o seu ovário como aconteceu comigo, minha ginecologista disse que meus ovários estão atrofiados por conta do anticoncepcional, em alguns casos a pessoa pode ate não conseguir engravidar mais. Parei de tomar o anti, e o resultado ? uma pele cheeeia de espinhas em 2 semanas, porque issoooo hahaha
    Agora estou passando azelan gel e tomando diacqua. Bom, vim compartilhar minha historia com vocês. Larissa você é lindaaa <3

    ResponderExcluir

© Todos os direitos reservados | 2016
Desenvolvimento por: Larissa Mocellin (part.Jaque Design) | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo