Guia para iniciantes: Conhecendo os pincéis de rosto

Há muito tempo venho recebendo pedidos para começar uma tag aqui no blog ''Guia para iniciantes'' e explicar detalhadamente sobre diversos assuntos para quem tá iniciando agora nesse mundo da maquiagem. Por isso, quis inaugurar a tag com uma dúvida bem comum sobre pincéis: Quantos são, quais eu indico, quais são necessários.. Fiz esse post bem explicadinho e detalhado, revelando quais eu mais gosto e explicando a função de cada um. E para não ficar cansativo, resolvi dividir esse assunto em dois guias: conhecendo os pincéis de rosto e de olhos. Na próxima sexta, o guia dos pincéis de olhos vai ao ar, fiquem ligadinhas! =) 



1) Pincel língua de gato: Esse é o pincel mais famoso quando se trata de aplicação de base e é quase um pincel essencial em qualquer kit. Quem substitui o uso das mãos pelo pincel língua de gato não troca mais, mas com o tempo a gente vai experimentando outros e percebendo que ele não é assim tão incrível. Eu adoro aplicar corretivo com ele, pois acho que ele consegue chegar nos cantinhos dos olhos perfeitamente. Quando se trata de base, além de demorado, ele frequentemente deixa os ''rastros'' das pinceladas pelo rosto.

2) Pincel língua de gato topo reto: É basicamente o pincel língua de gato, não vejo muita diferença na hora da aplicação, mas acredito que por ter normalmente menos cerdas, ele deixa um efeito mais natural e leve, mesmo deixando os mesmos rastros das pinceladas.

3) Pincel duo fiber: É o pincel perfeito para a aplicação da base durante o dia, além de ser super rápido e prático (por ser gordinho), ele deixa um aspecto muito natural e deixa o rosto com efeito polido. Uma ótima dica para quem não consegue deixar o língua de gato de lado, é aplicar a base com o língua de gato e depois dar uma leve esfumada com o duo fiber, o efeito é quase o mesmo.

4) Pincel kabuki: Esse é o meu queridinho! É um pincel bem denso que aplica e concentra bastante produto no rosto, mas por ter muitas cerdas ele espalha a base perfeitamente, cobrindo suavemente todas as imperfeições. Para um efeito mais pesado é só aplicar dando batidinhas ao invés de esfumar o produto pelo rosto.

5) Esponjas: As esponjas dão a total liberdade de você construir camadas, de uma cobertura mais leve até uma pesada. São práticas, baratinhas e um tanto quanto anti higiênicas também, por isso, lave frequentemente a sua ou use como descartável. A minha preferida é no estilo ''queijinho'', a aplicação com esse tipo de esponja é perfeita quando se espalha o produto com batidinhas.

6) Mãos: Acredito que essa seja o método de início de qualquer mulher que comece a se interessar por maquiagem. Com as mãos você consegue fazer a base aderir muito bem no rosto, mas a cobertura sempre será mais leve. Não gosto de aplicar com as mãos porque acho que os pincéis cumprem melhor essa tarefa, sem contar que as mãos produzem oleosidade.


1) Pincel língua de gato: Esse é o pincel clássico para corretivo, uma versão menorzinha do pincel língua de gato de base. Adoro ele para aplicar corretivo nos lábios (uma ótima dica pra ''cancelar'' a cor dos lábios e obter a cor original do batom), mas na área das olheiras por ele ser muito pequeno, acaba sendo bastante trabalhoso, sem contar os rastros que já mencionei aqui no post.

2) Pincel língua de gato tamanho médio: Ele também é conhecido como pincel de pálpebra de algumas marcas por ser de cerdas sintéticas. Possui o mesmo efeito do número 1, citado acima.

3) Pincel língua de gato tamanho grande: É o meu preferido quando se trata de corretivo, além de ser maior e super prático de aplicar produto, ele consegue pegar todos os cantinhos dos olhos. Mas como esse pincel é grande, não é indicado para esconder áreas pequenas como espinhas, por deixar muito marcado o local.

4) Pincel precision kabuki: Essa maravilha faz parte do kit ''precision brush'' da Sigma. Sou louca para testar, principalmente o de corretivo (P82), ele aplica o produto e esfuma também, perfeito para cobrir desde manchinhas pequenas, até as olheiras.

5) Pincel de pálpebra - esfumar: Eu adoro usar pincéis de sombra para corretivo, acho que eles deixam um efeito bem interessante e bem preciso. O de esfumar então, foi uma descoberta pra muita gente, pois aplicam a quantidade necessária e ainda deixam um efeito super natural.

6) Esponjas: Esponjinhas sempre funcionam bem, mas é importante lembrar de aplicar sempre com batidinhas para não remover os produtos que estão abaixo do corretivo.

7) Dedos: Meu melhor amigo quando preciso sair de última hora! Como a esponjinha, é importante aplicar dando batidinhas e de preferência, usar o dedo anelar, pois ele vai dar a pressão certa para a aplicação do produto e não vai machucar a área em que você aplicar.


1) Pincel clássico de pó: Esse pincel é o que vêm em todo kit de pincéis e o mais fácil de encontrar. Ele é bem gordinho e por isso, vai esfumar bem o produto e não deixar nada muito marcado. (O que é essencial para pó!)

2) Pincel lápis tamanho grande: O pincel lápis tamanho grande é a versão maior do pincel lápis para olhos, aquele que é perfeito para colorir o côncavo. Esse pincel dá bastante precisão, por isso é bom não pesar a mão na hora de passar o pó. Eu acho perfeito para contornar o rosto!

3) Pincel duo fiber: Esse pincel é meu favorito para aplicar pó, ele dá um efeito matte sem tirar o glow da pele, além de aplicar a quantidade necessária sem ficar carregado demais.

4) e 6) Pincel kabuki: Ele é perfeito para uma cobertura bem pesada, o que eu acho interessante para base não para pó. Na hora de aplicar, é importante fazer movimentos circulares para esfumar bem.

5) Esponjas: Aqui o cuidado deve ser redobrado, as conhecidas esponjinhas que vêm com a maioria dos pós faciais nacionais pesam demais na maquiagem e é comum ver esse erro por aí, já que o produto sugere que seja aplicado com esponja. Vá dando batidinhas até conseguir a cobertura desejada, mas lembre que o pó é somente para segurar a oleosidade e matificar a pele, jamais para ficar aparente.


1) Pincel clássico de blush: Esse pincel dá bastante precisão ao blush, por isso é preciso cuidar a pigmentação do produto e ir aplicando sempre, de pouco em pouco.

2) Pincel de blush chanfrado: Esse é o meu amor! Ele aplica com precisão também, mas eu acho mais fácil de esfumar do que o pincel clássico, a cobertura não é tão leve por ter menos cerdas, mas o efeito pelo corte na diagonal, é divino.

3) e 4) Pincel duo fiber: São perfeitos para aplicar blush em creme ou líquido, além de aplicar muito bem, esse tipo de pincel também deixa um ar de esfumado no rosto.

5) e 6) Pincel kabuki: Como o caso do pó, é preciso ter calma na hora de aplicar e ir com pouco produto por vez, eles são muito densos e dão bastante cobertura, o que acaba ficando bem artificial e difícil de misturar o produto na pele.


1) Pincel de blush chanfrado: Essa é uma das minhas opções preferidas para contornar o rosto, pois não deixa nada tão marcado e pesado. Sem contar que ele encaixa muito bem no ossinho da bochecha, dando um contorno bem preciso.

2) Pincel de contorno pequeno: É uma ótima opção para quem quer um contorno para fotos ou vídeo, pois ele dá uma precisão sem igual, muitas vezes ficando bem marcado e artificial. Acho ele perfeito para contornar as laterais do nariz.

3) Pincel lápis tamanho grande: O ponto mais interessante desse pincel é que ele consegue aplicar uma quantidade razoável de produto ao mesmo tempo que esfuma, assim, é possível ir construindo o tom e a intensidade do contorno.

4) e 5): Pincel kabuki: Novamente, esses pincéis devem ser usados em caso extremo, eles acabam deixando um efeito de ''cor demais'' e pesando muito no rosto, até mesmo em fotos ou vídeos.

6) Pincel precision kabuki: Os queridinhos da Sigma aparecem aqui também. É importante aplicar aos pouquinhos e ir esfumando bem. Esse tipo de pincel é perfeito para contornar o nariz ou o queixo também.

7) e 8): Pincéis de pálpebra - esfumar: Esses pincéis são excelentes para quem está entendendo de contorno agora e não quer investir em um pincel somente com essa finalidade, sem contar que deixam um efeito leve e  bastante natural.


1) Pincel de contorno tamanho pequeno: Esse pincel funciona super bem para quem gosta de um iluminado mais discreto, é perfeito para o alto das maçãs do rosto e o nariz.

2) Pincel lápis tamanho grande: O pincel lápis dá quase o mesmo efeito que o pincel de contorno pequeno, o único ''plus'' dele, é que por ter a pontinha facilita na hora de esfumar o iluminador.

3) e 4) Pincel duo fiber: São indicados para quem é adepta ao iluminador em creme, sem contar que deixam um efeito bem natural e esfumadinho.

5) e 6) Pincel de pálpebra - esfumar: O pincel menorzinho é uma ótima opção para quem gosta de um iluminado mais marcante e preciso, pois concentram bastante produto. Acho perfeito para fazer o iluminado do nariz. 


E como um complemento para essa série de iniciantes, tem post explicando o que é contorno facial e como deve ser aplicado aqui e regras para a aplicação de batom vermelho aqui.

Quer deixar um comentário aqui no blog? Vou adorar te responder!
                                                                                 Beijinhos, Lari.

27 comentários:

  1. Olá querida!! Obrigada pela visita e pelo carinho, fiquei super feliz :D
    Estou lhe seguindo aqui tb!!! Apareça sempre, será muito bem-vinda ^^

    Adorei as dicas, eu tenho só os pincéis básicos que para mim, já são mais que suficientes kkkkkkk.

    Beijos,

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderExcluir
  2. Ameii as dicas lari, tava precisando !

    ResponderExcluir
  3. Olá lindona,
    Super amo esse posts explicativos, acho bem bacanas para as meninas que estão começando, pois muita gente faz makes lindas, mas são pouas blogueiras que falam sobre os pinceis e qual realmente são essenciais.

    Tenha um ótimo final de semana.
    Super beijos!
    Blog: http://facamebonita.blogspot.com.br/
    FanPage: http://www.facebook.com/FacameBonita

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários lindonas! Adri querida, também acho que é super válido esse tipo de post, é nosso papel como blogueira orientar um pouquinho, né? Hahahaha beijão. <3

    ResponderExcluir
  5. Menina,
    Amei o guia! Super bem explicado ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. ótimo post!! Gosto de make e é sempre bom aprender mais né? bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei lindinha!
    Espero aprender a me maquiar direito agora, haha
    :*

    http://drinkloveandlive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito util!


    Obrigada pelo carinho lá no blog! <3
    Kiss,
    Kellyanne
    www.scream-of-beauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. As dicas são super importantes, adorei!

    http://gabriellasuritaa.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Tenho mil pinceis e acabo sempre usando os mesmos rs

    Beijos,
    www.demodaemmoda.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei, explicou tudo maravilhosamente bem. Parabéns!

    Obrigada pela visita, Volte sempre!
    http://peequenadiva.blogspot.com.br/
    tenha um ótimo final de semana, peixos ;*

    ResponderExcluir
  12. ótimo post, demorei muito pra aprender essas coisas rs são tantas opções!
    um beijo
    fashionforanyone.blogspot.com
    facebook.com/FashionForAnyOne

    ResponderExcluir
  13. Adoreeei o guia, espero que você poste mais matérias desse tipo. Eu quase não tenho pincéis e nem sei porque ainda não comprei. Faço o que posso com a mão mesmo, porque eu nem uso muito maquiagem, mas adoro fazer as minhas artes de vez em quando! hahha

    beijos,
    http://bruguelabranquela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ari lindona, farei muitos mais sim. Como eu disse, sexta que vem vai ao ar o guia de pincéis para os olhos. Fico feliz que seja proveitoso a você. Super beijo!

    ResponderExcluir
  15. É sempre importante saber para que servem os pincéis, afinal são tantos!

    Flor, é a primeira vez que visito o teu blog e estou adorando! Espero poder voltar mais vezes. Ah! E também estou lhe seguindo!

    Mil beijinhos,
    Angélica Azambuja

    Meu blog Literário: Tumba Cerrada
    Meu blog Pessoal: Shyxaua's Káah

    ResponderExcluir
  16. Oi Ange, fico muito feliz em ler isso. Vou dar uma passadinha no seu blog sim, viu? Obrigada e beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post :)
    Beijos

    Blog: http://blogdacaroln.com.br/

    Fan Page: https://www.facebook.com/blogcaroln

    ResponderExcluir
  18. O post ficou show!
    Bem explicadinho, adorei as dicas (:


    Beijos
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  19. Amei essas dicas, arrasou no post!
    Pincéis com certeza é com a Sigma né?
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que ótimo post, adorei saber, pois mesmo adorando makes, ainda tinha algumas dúvidas quanto a isso. Beijos,

    http://palaciodeideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nossa pra quem não conhece é realmente um ótimo guia de iniciantes! Existem muiiiitos tipos de pinceis!

    Beijos,
    http://lookfromheaven.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Larissa.
    Adorei o post, é super importante conhecer os pincéis e como usá-los.

    Beijos
    nacaixinhademake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adoreii as dicas Larissa!!! É tanto pincel que muitas vezes não sabemos nem pra que servem, rs!!!
    Tenho só os básicos msm, haha!

    beijOO
    ^^
    http://www.achadosdabrunna.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá, adoreii seu blog, perfeCt! Estarei sempre acompanhando-o!!
    Visite o meu tb: http://thamyre.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir

© Todos os direitos reservados | 2016
Desenvolvimento por: Larissa Mocellin (part.Jaque Design) | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo